Algumas Considerações sobre Leonardo da Vinci

15-08-2013 15:45

 

Leonardo da Vinci não foi astrónomo. Suas concepções sobre o Universo não eram elaboradas. Uma frase famosa, encontrada em seus cadernos: "O Sol não se move", não significa que tenha adoptado o heliocentrismo. Mas, sem dúvida alguma, não aceitava a imagem geocêntrica do mundo. Afirmava que a Lua era composta por elementos semelhantes aos da Terra: "... A Terra não está no centro do universo, mas antes, no meio dos elementos que o acompanham e a que ele estão unidos. E quem estivesse na Lua, quanto mais ela se encontrasse acima de nós com o Sol, mais pareceria com a Terra com o elemento da água, executando a mesma função que a Lua executa para nós..." Leonardo intuiu a alta temperatura do Sol, escrevendo:


"Dizem que o Sol não é quente porque não tem a cor do fogo, mas é muito mais branco e claro; a isto se pode responder que quanto mais quente o bronze liquefeito, mais é semelhante a sua cor à cor do Sol, e quanto menos quente, mais se assemelha à cor do fogo ..." Desenhou as manchas da Lua, chegando à conclusão de que as partes mais brilhantes deviam ser mares, enquanto as mais escuras eram "ilhas e terra firme". Explicou com exactidão o que chamou de "causas do brilho da Lua" (a luz cinzenta). Em registros simples escreveu: "A Lua é um corpo sólido e opaco, e não se torna transparente senão por reflexo..."; "... a Lua não tem luz própria ela só a tem quando o Sol a ilumina..."


Para Leonardo da Vinci, chamado de "mago" pelos contemporâneos, a certeza matemática era o único meio de investigação da verdade. Por influência de seu protector Lourenço, o Magnífico, de Florença, foi enviado a Milão para trabalhar a serviço de Ludovico Sforza. Numa famosa carta de trinta páginas, Leonardo da Vinci ofereceu ao governante de Milão os seus projectos ainda secretos, para serem aproveitados: pontes móveis e transportáveis, meios de destruição de fortalezas, de retirada de água de poços, bombardas, carros de assalto, morteiros, catapultas, e ainda seus serviços como arquitecto e engenheiro.
Na carta esboçou os projectos.


No Código Atlântico, e em outros tratados de Leonardo, sucedem-se os esboços e projectos completos, notáveis pela capacidade de antecipação, com enormes intuições no ramo da mecânica. O barco movido com rodas, o automóvel, o aeroplano, o pára-quedas, o helicóptero, o submarino, o tear mecânico, todas as modernas invenções estão presentes nas suas obras.