Qual é o Selo Primitivo do Templo e qual é a sua Cruz?

18-03-2014 10:48

O Sigillum Templi Xpisti, significa "Selo do Templo de Cristo," agora o outro selo: Sigillum Militum Xpisti que significa, "selo dos Soldados de Cristo" e por ultimo, Signum militie templi, que significa "Signo Militar do Templo" são com certeza, uma das imagens mais conhecidas dos cavaleiros da Ordem do Templo. Talvez o primeiro engloba a todos os cavaleiros cristãos, por sua vez o último, é específico e exclusivo dos Templarios. 

Numa primeira análise, pode não ter nada de extraordinario. Quero dizer, a imagem dos cavaleiros montando o mesmo cavalo, apesar de ser sugestivo, pode levar-nos a múltiplas reflexões.

Mas, o selo Templario é um símbolo muito importante para a Ordem e pode ter vários significados.

Um desses significados, talvez o menos estranho, diz respeito à humilde origem da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo. Pretendo dizer, que estes monjes-guerreiros, não tinham posses para ingressar na Ordem, e deviam compartir um cavalo devido a que, nos primeiros anos, não tinham as possibilidades de terem o que teriam com o passar dos anos. Esta é a mais comum das explicações e a mais distante da verdade também. 

Mas, o selo templario vá mais além. Sabemos que, na sua origem dependiam, de certa forma da Ordem do Santo Sepulcro. Daí que alguns membros, nos primeiros anos, antes de ser oficializada a Ordem, usaram o manto com a Cruz do Santo Sepulcro, que não é uma Cruz Templária. Mais tarde receberam como oficial a Cruz Patea e depois de durante nove anos passados a escavar em Jerusalém regressaram à Europa para se converterem na Sociedade Secreta mais enigmática até aos nossos dias, adoptaram duas cruzes de singular valor Espiritual, Ritual, Secreto e Esotérico como foi a Cruz TAU e a das 8 beatitudes que definem finalmente o emblema da Orden Templaría e do Templi Escrutem. 

Devemos destacar, que nos seus inicios, o Templo não só utilizavam a título de empréstimo a Cruz do Santo Sepulcro, como também partilhavam os mesmos espaços com a Ordem, e inclusive, partilhavam terrenos na cidade de Jerusalém. Portanto, pode que os cavaleiros que montavam a cavalo no selo de que estamos a falar, sejam das duas Ordens. Podia que nos inícios caminhavam juntas e com os mesmos propósitos. 

O significado desconhecido do selo, talvez seja o Esotérico. É possível dizer, o cavalo, como símbolo de força bruta, em comparação ao corpo humano. E os cavaleiros que montão o cavalo como símbolo de conhecimento e o seu Espírito.

Muito se tem falado e escrito sobre a simbologia do selo Templário. Não existe um consenso quanto ao seu significado, no entanto podemos afirmar que, foi sem qualquer dúvida que é um símbolo de Excelência tal como a Cruz Patea, a Cruz Tau e a das 8 Beatitudes.