Et In Arcadia Ego

29-01-2014 12:28

 

Nicolas Poussin, pintor francês, principal autor clássico do período Barroco, trabalhou quase exclusivamente em Roma. Nasceu em Les Andelys, Normandia, França, em Junho de 1594 e morreu em Roma em 19 de Novembro de 1665.

Criou um quadro enigmático chamado Le Bergers de l’Arcadie (Os pastores da Arcádia).
Esta frase surgiu na arte tempos antes, entre 1618 e 1623 num outro quadro, este de Guercino (Giovanni Francesco Barbieri), onde dois pastores ao entrar na clareira de uma floresta , encontram um sepulcro de pedra que também porta esta inscrição e vê-se um grande crânio pousado na tumba.




Segundo os pesquisadores Baigent, Leigh e Lincoln em "Holy Blood Holy Grail", qualquer que tenha sido a origem da frase "ET IN ARCADIA EGO" parece ter sido , tanto para Guercino como para Poussin algo mais que uma poesia elegíaca; era um sinal ou mensagem. Arte simbólica ou alegórica.

Os trabalhos alegóricos têm esta peculiaridade: uma só palavra ou frase é suficiente para iluminar conexões que inúmeras não conseguem conter. Tais trabalhos ficam disponíveis aos olhos de qualquer um, mas o seu significado dirige-se apenas a quem o consegue discernir. Assim, remetente e destinatário compreendem-se mesmo entre séculos.