Cristóvão Colombo: um homem, um enigma

29-12-2013 18:39

Para começar a explicá-lo, num breve resumo, temos de ter consciente de que este não era o verdadeiro nome do Almirante, mas sim o seu pseudónimo: Cristofõm Colon.

Ora, Cristofõm Colon quer dizer: "membro dos portadores do sinal de Cristo"... ou seja: ele era um Cavaleiro da Ordem de Cristo Portuguesa.

Durante anos permaneceu em Espanha com o objectivo de atrair a atenção de Fernando e Isabel, reis de Castela para um provável caminho marítimo para as Índias pelo Ocidente, o que conseguiu, deixando o projecto português com o mesmo objectivo, mas este, contornando o continente africano.

Cabe dar uma breve resenha sobre quem era este Cavaleiro de Cristo, almirante, navegador, mestre em criptografia e com veia de espião:

Cristovão Colon era Salvador Fernandes Zarco, filho bastardo do Infante D. Fernando (1433-1470), por sua vez, 6º Condestável de Portugal e ainda Mestre da referida Ordem de Cristo.

Muitos dos seus documentos foram assinados de três formas diferentes e por vezes em simultâneo com o seu pseudónimo, as iniciais da sua verdadeira identidade e com a sigla codificada que descrevia a sua actividade oculta.... 


Coloca-se outra questão: Cristóvão Colon teria bandeira pessoal? 

- Tinha. O navegador usou duas, a vermelho como estandartes nas caravelas por si comandadas: Pinta, Niña e Sta Maria. 


O Diário de Bordo da primeira viagem que o Navegador fez, dá-nos a descrição do desembarque na Ilha de São Salvador, no dia 12 de Outubro de 1492. É o próprio Colon que nos relata o episódio, na terceira pessoa, e diz o seguinte: 

“Y el Almirante salió a tierra en la barca armada, y Martín Alonso Pinzon y Vicente Anes su hermano, que era capitán de la Niña. Saco el Amirante la bandera real y los capitanes con dos banderas de la cruz verde, que llevava el Almirante en todos los navios por seña, com una F y una Y; encima de cada letra su corona, una de un cabo de la cruz e outra de outro”. 

Traduzido:

“E o Almirante desembarcou numa barca armada e Martin Alonso Pizon e Vicente Anes, seu irmão, que era o capitão da caravela Niña. O Almirante exibiu a Bandeira Real e os capitães alçaram os estandartes com as duas Bandeiras Verdes que o Almirante levava em todos os navios como suas insígnias, com a letra F e com a letra Y; em cima de cada letra havia uma coroa, uma dum lado da cruz e a outra do outro lado da cruz.” 



A partir daquilo que já sabemos, vale questionar: Que tipo de cruzes são e o que significam as letras? 

Todos nós sabemos que a Cruz dos Descobrimentos em Portugal foi a Cruz da Ordem de Cristo. Mas o que muitos desconhecem é a sua origem e transformações que sofreu, vale uma revisão da mesma. 

A Cruz da Ordem de Cristo deriva da Cruz da Ordem Templária e sofreu 3 mutações ao longo do tempo e é esta terceira que aparece numa das bandeiras do Almirante.


Dando uma olhada atenta agora às letras F e Y nas bandeiras em causa, mas antes de analisarmos os significados destas, temos que recordar a o monograma de Salvador Fernandes Zarco ou seja a Sigla: S F Z. 

Quanto às letras: vê-se claramente SF - Salvador Fernandes, mas para as outras... temos de recorrer ao alfabeto hebraico. 

Como este está intimamente ligado à Gematria, temos de perceber que quer Zayin quer Tsade (as letras das ilustrações) têm um som igual a Z... assim, se por um lado o monograma é claro, pelo outro não o é menos: Z = Zarco


Cristóvão Colon faz uma descrição no referido Diário de Bordo como se estas bandeiras fossem exclusivamente suas. Coroas no topo indica sangue azul, era, obviamente, brasonado. 

Hipóteses colocadas historicamente: 

- Será que a letra F do lado esquerdo das bandeiras verdes poderá ser a inicial do Rei D. Fernando e a letra Y do lado direito a inicial da Rainha Isabel, os reis católicos de Espanha, ao serviço dos quais aparentemente se encontrava? 

Devemos recordar que o pai de Cristóvão Colon era D. Fernando, Duque de Beja e a Mãe dele chamava-se também Isabel..... Temos que notar também que a coroa nas bandeiras não é real, é ducal. 

Além disso, se as letras representassem as iniciais dos reis de Espanha, porque seriam as bandeiras as da Ordem de Cristo Portuguesa e nem sombras de simbolismo espanhol?

Nas Bandeiras podemos ler: 

- Salvador Fernandes Zarco, tal como aparece no monograma 

- E também confirmamos duas Cruzes da Ordem de Cristo Portuguesas no centro das bandeiras. 

A sigla de Cristofõm Colon, aliás Salvador Fernandes Zarco, dizia:
Almirante Xpoferens, (ao) Serviço Secreto (Sigillum) (da) Serena Magestade Yoanes (D. João II)