Considerações II

27-09-2013 09:54
(cont.)
 
Em virtude da actual fragilidade de todos os poderes, o nosso poder será mais duradouro do que qualquer outro, porque será invencível até ao momento em que estiver tão enraizado que nenhuma astúcia o poderá destruir ...
Nosso triunfo foi ainda facilitado pelo facto de, nas nossas relações com os homens de quem precisamos, sabermos tocar as cordas mais sensíveis da alma humana: o cálculo, a avidez, a insaciabilidade dos bens materiais, todas as fraquezas humanas, cada qual capaz de abafar o espirito de iniciativa, colocando a vontade dos homens à disposição de quem compra sua actividade.

A ideia abstracta de liberdade deu a possibilidade de persuadir às multidões que um governo não passa de gerente a proprietário de um país, que é o povo, podendo-se muda-lo como se muda de camisa.
As verdades gerais que governam o mundo, os pensamentos de Deus, são imutáveis, inatacáveis, independentes das flutuações das coisas, da vontade e da acção do homem.
Originariamente, o homem é chamado a participar, a compreendê-las, a traduzi-las livremente em actos. Assim, ele atinge a sua verdadeira finalidade. Mas para o Verbo do Espirito penetrar no homem de carne, é necessário que este seja sacudido até ao fundo, através das transformações históricas.
Desta forma a verdade eterna surge como um raio de luz. Por isso está escrito no Antigo Testamento que IAVÉ é um Deus vivo.
 
Quando o homem escuta o apelo divino, constrói-se nele uma nova vida. Ele jamais se sentirá só, mas em comunhão com o Criador de todos os Universos, com todas as verdades, e encontra-se preparado para marchar de verdade em verdade, até ao infinito. Ele tem a visão clara do tempo presente a fé no êxito final da divina ideia.
O homem que experimenta isto é um profeta, ou seja, sente-se irresistivelmente impelido a apresentar-se aos outros como representante de Deus. Seu pensamento torna-se uma visão. Constitui o elemento profético a força superior que faz brotar a verdade da sua alma, algumas vezes despedaçando-a.
 
Na história, as manifestações proféticas têm sido os raios e os relâmpagos da verdade.

S. B.