Breves considerações sobre Alquimia

28-09-2013 21:31

O estudo da Alquimia, acima de todos os outros âmbitos da ciência dita "oculta" demonstra o valor da analogia, perante a nossa busca pelo real significado dos símbolos e mistérios entre o Homem e o Universo.

O processo de transmutação exibe uma série de cores, simbolizado pelos diversos materiais, desde o alvorecer à negrura da noite, passando pela brancura do meio do dia e o vermelho do anoitecer.

Todas estas cores simbolizam algo:

- O negro, representa a ignorância, a escuridão humana que rejeita as Chaves dos Mistérios, que são representados pela restante miríade de cores qual arco-íris sonoro, vibrante, aromático, sensorial e subtil.

- Quando a Mente humana se liberta dessa escuridão e começa a entender a ordem e a relação de tais percepções, é projectado do negrume para a luz branda da Sabedoria (e talvez possa um dia alcançar a Púrpura imperial que reveste o Eleito).

Antes de qualquer um se debruçar sobre esta temática, deve começar por possuir em si mesmo um desejo inato do Saber, além de um coração amável, porque é através de tais faculdades que se eleva acima das preocupações da vida terrena.

O homem cuja vontade e persistência é levado desde a contemplação à manifestação das suas causas é aquele cujos instintos já estão fertilizados para principiar a semeadura da Grande Obra.

Cabem aqui algumas palavras oportunas de Robert Fludd: 

"Sede vós transformados de pedras mortas em pedras filosóficas. vós ouvis estas coisas, mas não as credes, ó miseráveis mortais que correis atrás da vossa própria ruína"

... e adianta: 

" Ó miserável, serás tu mais feliz? Ó orgulhoso, serás tu elevado acima dos círculos deste mundo? Ó ambicioso, comandarás tu nas Esferas Celestes, acima desta terra e do teu corpo escuro? Ó indigno... relizarás tu todos os milagres?
Saibais vós, rejeitados, de que natureza é, antes de buscá-l'O..."

- Assim, chegamos ao antigo ensinamento Gnothi Seauton ou Conhece-te a ti mesmo até que, através de pensamentos e meditações profundas, as palavras sejam para ti mais do que palavras, até que delas e por diversos processos tenhas extraído a sua quintessência e significado espiritual.

Se o não fizeres, poderás repetir, qual papagaio, todas as mais belas palavras que leres e ouvires, mas nunca as compreenderás na sua totalidade.

A todos é dado saber o que está à superfície, mas aquilo que está vedado, só o encontra quem busca...
E esta busca pode demorar... mais do que uma vida inteira.